Como devo escolher as alianças de casamento, noivado ou compromisso?

Como devo escolher as alianças de casamento, noivado ou compromisso?

Veja as diferenças entre os vários tipos de alianças de casamento e como cuidar deste passo tão importante!

Conta a história que a aliança surgiu a partir de um costume hindu para simbolizar o casamento e foi difundida pelos gregos e romanos. A igreja cristã passou a utilizar a aliança para simbolizar a união e a fidelidade entre casais a partir do século IX.

Até hoje, as alianças de casamento permanece como um símbolo, uma marca registrada de quem é casado. Escolher as alianças de casamento é um dos passos bem importantes para quem deseja casar!

Compromisso, noivado ou casamento: qual é a sua aliança?

Compromisso

O namoro é recente, mas já “tá firme” e você e seu namorado querem mostrar isso para as pessoas e usar algo para simbolizar a relação? Então, é aí que entram em cena as alianças de compromisso. Pode ser uma meia aliança, em prata ou ouro branco, ou até mesmo um anel romântico, daqueles que as joalherias e lojas de bijuterias finas costumam oferecer no dia dos namorados.

A aliança de compromisso sai de cena quando entra a de noivado e, agora a conversa se estende um pouco mais…

Noivado

Aqui no Brasil não é muito comum, mas existe a opção de, ao invés de usar a aliança para o noivado, o namorado surpreender a amada e fazer o pedido de casamento com um anel.

Quando se usa o anel para marcar o noivado, os dois momentos acabam ficando bem distintos, afinal, o símbolo do noivado será o anel e a aliança ficará para simbolizar o casamento. A única mudança é que ela vai mudar do dedo anelar direito (noivado) para o esquerdo (casamento).

Mas se a opção for marcar o noivado de forma tradicional, aí nós já vamos partir logo para a escolha da aliança de casamento, já que na maioria das vezes, os casais continuam usando a mesma do o noivado.

Alianças de casamento

Um círculo sem começo nem fim, simbolizando o amor e a fidelidade entre duas pessoas: esse é o significado romântico das alianças de casamento. Mas vamos logo às dicas sobre a escolha?

Comprar ou não as alianças de casamento com antecedência?

Como tudo na preparação do casamento, as alianças devem ser pensadas e compradas com muita antecedência. Se vocês estiverem escolhendo as suas para o noivado, ótimo, pois, normalmente, existe um tempo entre ele e o casamento e, assim, vocês não precisarão se apressar para escolher as alianças.

Precisa usar aliança?

Primeiro, vamos deixar claro uma coisa: a aliança é um símbolo tradicional, mas quem vai usá-la será o casal. Sendo assim, vocês devem estar sintonizados e escolher algo que esteja de acordo com o estilo e realidade de vida.

Ambos precisam se sentir confortáveis usando a aliança, porque a intenção é que ela fique no dedo por muito tempo, quase se tornando uma parte do corpo, certo?

O noivo tem que usar também?

Não necessariamente. Existem homens que não se sentem confortáveis usando aliança, outros têm profissões que impedem o uso por apresentar risco de acidente de trabalho. Aí fica a critério do casal, e uma conversa sobre o assunto resolve a questão.

As duas alianças (do marido e da mulher) também não precisam ser exatamente iguais, e podem ter espessuras e detalhes diferentes. A aliança da mulher, por exemplo, pode apresentar detalhes como frisos ou pedras preciosas.

Qual o melhor estilo de alianças de casamento?

Existem vários estilos, mas o melhor é aquele que combina com o seu. Opte por uma aliança que fique bem com seu modo de viver e se vestir, de forma que você não tenha dificuldade de combinar com as roupas ou outras joias que usar. Se você é discreta, escolha uma aliança lisa e, se for mais arrojada, escolha uma com diamantes ou brilhantes.

A largura da aliança também pode variar. Vale pensar assim: uma aliança de ouro amarela larga pode conflitar com outros anéis, caso você queira usar. Já uma aliança fina e lisa pode ser combinada com outros anéis, mesmo os de prata – fica a dica!

Caso você não tenha a preocupação de combinar ou não costuma usar anéis, se jogue e escolha aquela que mais gostar.

Inspiração

Caso não tenham ideia do que querem, no momento de fazer a pesquisa para o orçamento, observem as muitas opções que existem em nossa loja. Aproveitem para verificar qual o estilo que mais combina com vocês e que tipo de aliança desejam. Com certeza, um modelo vai fazer os olhinhos brilharem de forma diferente.

Qual o material mais adequado?

Esse também é um fator importante. Geralmente, são escolhidos os modelos em ouro amarelo, branco ou rosa, nos quilates 14, 18 ou 24.

Hoje, são bastante usados materiais como prata, platina ou titânio, e a diferença está no peso e durabilidade dos materiais. A platina é o material mais durável, mas também é o mais pesado.

E o acabamento?

As tendências do momento são as alianças planas, com a superfície lisa ou arredondada, com frisos em outras cores ou materiais, com diamante ou brilhantes incrustrados.

As larguras são as mais variadas. Também pode ser escolhido o acabamento, se polido, texturizado, martelado ou outros. É bom ouvir as sugestões dos vendedores para saber qual a melhor opção para vocês.

As alianças de casamento também podem ser personalizadas. Procurem escolher um modelo que tenha a ver com vocês, mas que não corram o risco de sair fora de moda.

Na medida certa

As alianças de casamento se tornarão parte do corpo. Então, elas deverão se encaixar perfeitamente nos dedos do casal, nem frouxa para não correr o risco de perder e nem apertada para evitar desconforto.

Para não errar na medida, evite comprar as alianças em dia de muito calor ou frio, ou depois de fazer exercício. O calor, tanto do dia como do exercício, podem inchar os dedos, enquanto o frio pode deixá-los contraídos. O melhor é fazer a compra em um dia tranquilo e com temperaturas amenas.

Mais um detalhe. Se você ganhou um anel de noivado e ficou em dúvida se pode usá-lo junto com a aliança, saiba que sim, ou pode, ainda, continuar usando anel de noivado na mão direita e a aliança na mão esquerda.

Fonte: Salve a Noiva

Deixe uma resposta